Com clima favorável, plantio de milho tem início no Sul - Grãos

Grãos

Com clima favorável, plantio de milho tem início no Sul

31/08/2016

Fonte: Valor Econômico

 

O clima favorável nos últimos dez a quinze dias permitiu que uma parcela dos produtores de milho do Sul do país antecipasse o plantio da primeira safra (safra de verão) 2016/17 do grão. Entretanto, permanece o sinal de alerta entre os agricultores devido ao frio, que pode ser prejudicial às plantas que despontarem na terra, começando a germinar.

 

Na área de atuação da Coamo, maior cooperativa agrícola da América Latina, sediada em Campo Mourão, cerca de 3% da área prevista já foi semeada. Normalmente, os trabalhos começam no início do setembro. "Agosto é historicamente um mês mais seco e com vento, mas este ano choveu bem em algumas regiões, favorecendo a umidade do solo", conta Lucas Esperandino, supervisor da área de assistência técnica da cooperativa. O plantio de milho no Estado está oficialmente liberado desde 1º de agosto.

 

A semeadura está caminhando mais nas regiões central e oeste do Estado, conforme Esperandino. A área da Coamo cresceu pouco mais de 3% na safra de verão deste ano, de 125 mil para 128,9 mil hectares, dos quais 106 mil concentrados no Paraná (a cooperativa também atua em Santa Catarina e Mato Grosso do Sul).

 

O estímulo para esse crescimento na área foi o nível atraente dos preços do milho, depois que a boa demanda para exportação e a quebra da segunda safra (safrinha) enxugaram a oferta doméstica este ano e turbinaram as cotações no país, dificultando o abastecimento das indústrias de aves e suínos, que usam o grão na ração desses animais. A consultoria Céleres crê em um expressivo aumento de 13% no plantio da primeira safra de milho no Brasil em 2016/17, para 6,4 milhões de hectares. O resultado seria uma colheita de 35,1 milhões de toneladas, 22% acima de 2015/16.

 

A matéria completa está no site do Valor Econômico, em:  http://www.valor.com.br/agro/4689981/com-clima-favoravel-plantio-de-milho-tem-inicio-no-sul#

 


Leia também